Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Trânsito, educação para toda a vida!

É mais que comum pensarmos que tragédias automobilísticas nunca vão acontecer com nós e com nossos entes queridos; porém, esta é uma afirmativa enganosa, pois, infelizmente nos deparamos com notícias que nos derrubam sem qualquer chance de defesa.
Nos quase 10 anos como policial militar, tive a oportunidade de presenciar muitas tragédias. Em todas elas fiquei sensibilizado, muitas vezes chorei, chocado ao ver certos horrores nas estradas de Minas Gerais. E o trânsito não poupa ninguém!
Vi filhos morrerem abraçados a seus pais, como se quisessem proteger seus protetores, num último esboço de tentar entender o que acontece em um momento crucial em que se está partindo deste mundo. Com o passar do tempo, nosso coração endurece como pedra, não sentimos mais o significado da vida como ela deveria ser.
Hoje, não só com a juventude desviada, mas até com o cidadão de bem que nunca vai aceitar que está errado! Não importa o que aconteça, ele sempre vai culpar o agente de trânsito por ter lhe aplicado uma notificação.
Exemplos disto não faltam. Tenho experiências próprias para relatar. Um dos casos mais simples, porém que me deixou mais perplexo em minha carreira policial militar aconteceu do seguinte modo: estava patrulhando a cidade em que trabalho, Ibertioga/MG, quando deparei com um motociclista transportando sua esposa e seu filho de apenas 9 (NOVE) ANOS DE IDADE; eu disse NOVE anos de idade! UMA CRIANÇA! O coitado do garoto estava sentado na chamada “rabeta” da moto, aquelas CGs Titan antiguinhas. Pois bem; não adiantou conselhos, orientações, nada mais; o homem estava só preocupado em saber o valor da multa que eu estava lhe aplicando. E o pior! Os três estavam indo visitar, (era dia de finados, 02/11/2010), o tumulo do filho mais velho do casal! Eu simplesmente perguntei ao homem: “Você não imagina que daqui a um ano você pode estar visitando o tumulo do seu caçula?”. Meus amigos! Uma das respostas mais desagradáveis que já ouvi na minha vida foi o seguinte: “Ô seu guarda! Não dá pra quebrar o galho? Esta multa vai ficar muito cara! Eu sou um trabalhador! Eu não fiz nada de errado! É por uma causa justa!”. O cidadão nem sequer me deu ouvidos! Queridos amigos! Eu ri para não chorar! Dizem que o trabalho de um policial é estressante! Como não ter estresse com isso? O cidadão, irresponsavelmente coloca a vida de sua esposa e seu filho, uma criança em risco e ainda me pede pra aliviar por que era por uma causa nobre? MEU DEUS!
Coisas assim acontecem todos os dias, não só no Brasil, mas também pelo mundo inteiro, e a sociedade sempre culpando o Estado, a Policia e demais órgão de execução da lei pelas tragédias que acontecem sem mesmo saber o porquê elas acontecem!
Palavras comovem, exemplos arrastam! Estamos vivendo um tempo em que a morte virou souvenir de quinta categoria, parece que ninguém se importa com a vida!
A questão da educação se transformou em constrangimento para as pessoas que quando são paradas pelos agentes se incomodam e não aceitam a opinião de quem tem experiência.
Fiz um vídeo para a Semana Nacional do Trânsito e estou postando acima, e, de coração, para quem o ver, espero que sintam que o trânsito não é brincadeira!

Um comentário:

  1. Ser educado no trânsito (algo que o brasileiro, de modo genérico, está muito longe de ser) é essencial. Educação é bem vinda em todo e qualquer sentido, mas nas ruas, a imprudência de um não fará mal só a ele: pode destruir famílias, vitimar inocentes.

    abç
    sucesso com o blog
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir